Ovo com janela

No Acqua foi desenvolvida uma nova ferramenta para acompanhamento do desenvolvimento embrionário de tubarões. E o mérito vai para nosso colaborador Rafael Silva dos Santos.

Desde a abertura, o Acqua Mundo, o aquário do Guarujá, mantém um grupo de Tubarões bambu (Chiloscillium punctatum) e a partir de 2006, com a maturidade sexual de um macho e duas fêmeas, acompanha a postura dos ovos e o desenvolvimento da espécie. Na temporada reprodutiva de 2009/2010, quando ocorreu a postura de aproximadamente 50 ovos viáveis, tiveram início estratégias que permitissem aos técnicos e visitantes do aquário o acompanhamento visual do desenvolvimento dos embriões de tubarão.

  Houve a seleção de três ovos, que foram datados e identificados. Em um desses ovos foi recortado uma janela na casca exterior, que foi recoberta por uma folha de PVC transparente, que permitia a visualização parcial do vitelo e do pequeno embrião. Nos dias que se seguiram à modificação, não foi possível observar qualquer tipo de incomodo para o animal ou mesmo algum problema no desenvolvimento.

Com o resultado positivo da primeira análise, ocorreu à substituição do ovo por uma estrutura totalmente artificial e transparente. Inicialmente, em uma pequena embalagem de plástico PET, com dois tubarões e depois, em uma caixa de acrílico transparente, com o dobro do volume do ovo original e com apenas um tubarão. Os primeiros tubarões que tiveram seus ovos modificados completaram o seu desenvolvimento, com a total reabsorção do saco vitelino, sendo então soltos no recinto, com os demais tubarões jovens.

Nova técnica: janela

Foram realizadas diversas observações, o processo de desenvolvimento dos embriões foi todo documentado. Acreditamos que estudos deste tipo possibilitam uma maior compreensão da biologia reprodutiva dos Elasmobrânquios podendo, por exemplo, colaborar na elaboração de estratégias visando à reprodução de espécies criticamente ameaçadas de extinção.
´
Assista ao vídeo aqui

Anúncios

  1. Pingback: Ovo de tubarão com janela | bernabauer.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s